Inverno

Passou o Natal e voltámos à realidade. Já de rajada seguem-se: a lei das rendas, a subida do IVA, o aumento da electricidade, as novas taxas moderadoras… Mais cedo ou mais tarde virá também a chuva, o frio e a neve. O Inverno instalar-se-á, até Março. Depois será Abril.

Bom Ano.

Mudança

(...) Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado... outra marca de sabonete, outro creme dental... Tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares.
Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.
Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro, compre novos óculos, escreva outras poesias.
Jogue os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus.
Mude.(...)
Clarice Lispector

The Kills - Baby Says (Acoustic)

Bosão de Higgs - o primeiro vislumbre da partícula de Deus

A especulação já circula na internet há alguns dias. Agora, com a conferência no CERN marcada para hoje às 13h00 (hora de Lisboa), onde serão comunicados os resultados das experiências realizadas nos detectores ATLAS e CMS usados para a investigação do bosão de Higgs, as expectativas avolumam-se. Terá o CERN detectado sinais da presença da partícula de Deus?

O bosão de Higgs é o elemento que falta para explicar muitos dos fenómenos do universo - é a "peça" que fecha o puzzle da teoria do modelo standard da física das partículas formulada nos anos 60 de século XX, e que tem orientado os cientistas nos últimos 50 anos. Tenhamos fé nos físicos.

Actualização (16h00): ainda não foi desta vez que os cientistas anunciaram a descoberta do bosão de Higgs: (...) results are based on the analysis of considerably more data than those presented at the summer conferences, sufficient to make significant progress in the search for the Higgs boson, but not enough to make any conclusive statement on the existence or non-existence of the elusive Higgs. (CERN, 13 Dezembro 2011).

O valor do "novo" escudo

A análise do banco Nomura para o cenário do colapso do euro é dramática para os paises do sul da Europa, e em especial para a Grécia e Portugal. A depreciação da nova moeda nacional seria da ordem dos 50%, ficando a valer 71 cêntimos (relativamente ao USD). Excluindo a Alemanha, com uma valorização marginal inferior a 1.5%, todos os restantes paises teriam as suas moedas depreciadas, pese embora só os paises do sul a ficarem com valor inferior à paridade. Agora é só esperar.

Estimated depreciation of new European currencies versus the U.S. dollar - Nomura (www.forbes.com).


Instalação num prédio da Auguststrasse - Berlim

Martha Rosler. Project commissioned by DAAD (in English, the German Academic Exchange Service)
Puxa para cima esses "porcos"!
Temos salvar os nossos bancos!
A culpa é dos gregos preguiçosos
dos irlandeses, dos portugueses, dos espanhois e dos italianos...

Apesar da ironia, Portugal não deixa de ser a cabeça do bácoro. Terá significado simbólico ou será puro acaso? Só pode ser.

O sacrificio da salvação (do Euro)

Esta semana será decisiva para o euro, para a Europa e para Portugal. Ditará o rumo das nossas vidas por muitos anos. Criará um novo paradigma de soberania sob imposição e orientação da Alemanha, enquanto que internamente cultivamos "um amplo consenso político" sobre o ilusório programa de assistência financeira. O sacrífico vai comecar.

Francisco de Zurbarán. Agnus Dei (The Lamb of God), CA. 1635-40. Oil on Canvas.


Lana Del Rey - Blue Jeans

O pós-democracia

Houve o pós-guerra, o pós-25 de Abril, e agora o pós-democracia. Ninguém sabe o que será mas parece que está a começar por estes dias. Admito que possa corresponder ao fim do euro, mas mesmo que assim não seja e que o euro sobreviva ao torniquete do eixo franco-germânico, algo parece ter definitivamente mudado. Falta a “voz” da Inglaterra, que tem mantido uma posição “oportunista” em defesa da sacrossanta libra. Segundo os “europeístas” mais convictos, os ingleses têm revelado falta de solidariedade e falta de cultura europeia. O curioso é que consta que os mais “esclarecidos” e endinheirados da nossa praça, têm usado a libra como moeda refúgio.