St. Vincent - Surgeon

Robin Wells vs Paul Krugman

Mulher de Paul Krugman, durante a sessão de perguntas na cerimónia na Aula Magna aquando do triplo doutoramento dele em Lisboa (Fev. 2012).

Acerca da influência duradoura da filosofia dos "falcões" orçamentais da Alemanha sobre a política europeia, pergunta: Mesmo que ultrapassemos a crise actual, não estamos a ultrapassar a filosofia hegemónica imposta pela forma de pensar alemã. Não vejo nenhuma maturação da união económica e monetária. No longo prazo, vocês [europeus] vão continuar sob tutela germânica. Isso será receita para o sucesso? Ou, daqui a dez ou quinze anos, vamos dizer que devíamos ter feito as coisas de uma maneira bastante diferente?

A resposta de Paul foi comum: os perigos da austeridade, a falta de integração orçamental, a estrutura da moeda única, etc... Mas a pergunta, essa, feita por Robin, é a que interessa.

John Cale - Close Watch (Solo Piano - Hamburg 1983)

Never win and never lose
There's nothing much to choose
Between the right and wrong

Nothing lost and nothing gained
Still things aren't quite the same
Between you and me

I keep a close watch on this heart of mine
I keep a close watch on this heart of mine

I still hear your voice at night
When I turn out the light
And try to settle down

But there's nothing I can do
Because I can't live without you
Any way at all

I keep a close watch on this heart of mine
I keep a close watch on this heart of mine

Alex Turner [Arctic Monkeys] - Suck It and See

O velho resistente da Europa

(...) Foi o que Manolis Glezos gritou à porta do parlamento na noite em que Atenas voltou a arder. Ele lembrou que Hitler obrigara o Tesouro grego a emprestar dinheiro ao III Reich. 100 milhões de euros, às contas de hoje. Berlim pagou dívidas semelhantes a outros países, depois da guerra. Mas nunca saldou a dívida que tem perante a Grécia, agora "descartável". Quem é o senhor Schauble para insultar a Grécia, pergunta, fazendo contas, lembrando créditos antigos, o velho resistente Manolis Glezos. Quem é este homem? É aquele que num certo 30 de Maio de 1941, retirou a bandeira nazi da Acrópole. De Gaulle chamou-lhe "o primeiro partisan da Europa".(...)

Ouvir e ler tudo aqui.

Stuart A. Staples & Lhasa De Sela - That Leaving Feeling




We all have dreams of leaving
We all wanna make a new start
Go and pack a little suitcase
With the pieces of our hearts
All those worries and those sorrows
We can just dust them away
Buy a coffee and a paper
And go step on to a train

A evolução da dívida europeia no euro

Nas figuras seguintes pode percepcionar-se o crescimento da dívida da Europa na última década (2000-2010), e que abrange o período de vigência do euro (em circulação desde 1 de Janeiro em 2002). No que respeita a Portugal, a dívida relativamente à percentagem do PIB cresceu de 51% em 2000, para 110% em 2010. Curioso verificar que a Itália, Grécia e Bélgica têm dívidas em torno de 100% dos respectivos PIB, há mais de uma década.

O NYT abriu um espaço de debate on line sobre Portugal, intitulado What Went Wrong in Portugal?, e que pode ser acompanhado aqui







Sources: European Commission; Eurostat; Bloomberg


 

A displicência dos poderosos

Ouvir aqui a fantástica crónica de Fernando Alves, Os microfones indiscretos, sobre a reunião de ontem do eurogrupo, em Buxelas.

Um excerto (com sublinhado meu):
(..) O que nos foi revelado (e remetido para as calendas gregas) não supõe uma diligência escondida, contrariando o discurso público da arrogância austera. Nem escancara uma subserviência. O que os microfones indiscretos revelam é que Gaspar foi apaparicado por Schauble. Recebeu um mimo, concedido com aquela displicência dos poderosos ou dos pais severos quando um filho se porta bem. Os microfones não revelam o precioso antes, não explicam se aquela disponibilidade responde a um bilhete, a uma sms pedindo socorro, se aquele "nós estaremos preparados" de Schauble responde a um "estamos aflitos" de Gaspar (...).

Kate Winslet- real shape

2011 European and Portuguese Best Small Hotel

Parabéns ao Bairro Alto Hotel que ganhou o prémio de Best Small Hotel em Portugal e Best Small Hotel na Europa, na cerimónia do International Hotel Awards 2011, que decorreu no passado mês de Janeiro, no Hotel Savoy em Londres.

Márcia com JP Simões - A Pele que há em mim

Desemprego na UE e em Portugal

A destruturação social é uma bomba relógio para os Estados. O desemprego é a principal causa dessa desagregação, na medida em que é responsável pelo acantonamento e marginalização das pessoas directamente afectadas. Mas é igualmente um problema e uma preocupação daqueles que, conjunturalmente, mantém o emprego, e que têm nesta situação uma responsabilidade colectiva acrescida.

Segundo dados do Eurostat revelados em 31 de Janeiro último, Portugal chegou ao fim de 2011 com uma taxa de desemprego oficial de 13.6%, o que constitui um novo recorde desde que há registos.




Fonte: www.dinheirovivo.pt





O profecia da esquerda marxista autonomista

(...) Há uma ordem financeira que movimenta muitas vezes mais capital que aquele que corresponde à produção de bens e serviços. Neste quadro, o keynesianismo já não funciona, não pode funcionar a nível nacional, e a nível global não tem interlocutores como os sindicatos. Tudo aquilo que representava a velha lógica fordista da produção não pode existir numa relação globalizada. Qual é a regra pela qual o capitalismo financeiro deseja desenvolver-se? Vivemos o risco de ver desencadear uma guerra. Nestas condições, em que não há uma saída objectiva para a crise, a guerra tornou-se uma possibilidade.

Ler aqui entrevista completa de Antonio Negri.

O Estado Social de um conservador católico

(...) Eu por mim não estou de acordo com o fim do Estado Social. Acho que é errado acabar com o Estado Social (...) Acho que é errado pelo seguinte: o Estado Social é uma principiologia, não é uma obrigação que o Estado asssume. O Estado assume a obrigação de ir em certo sentido, na medida das suas capacidades; agora quando abandona o Estado Social deita a esperança do futuro pela janela (...)

Ver aqui toda a entrevista de Adriano Moreira.

Beach House - 10 Mile Stereo

Momentos de fé - Livraria dominicana da Selexyz

Transformação de uma antiga igreja dominicana em livraria, na cidade de Maastricht na Holanda. Proposta pelo The Guardian para a livraria mais bonita do Mundo. A "nossa" Lello, no Porto, está em terceiro lugar.


by Roos Aldershoff