Bailouts na crise do Euro

Evolução dos resgates na Europa do Euro, segundo o NYT. Parece que o Chipre está prestes a juntar-se ao "clube do sul", impondo um fractura geográfica desconcertante, que terá certamente uma explicação técnica, que não a do sol mediterrânico.

O Trânsito de Vénus

Vénus passou à frente do Sol. Segundo os entendidos só acontece uma ou duas vezes em cada 100 anos. Em Portugal o fenómeno não foi visível, o que significa que muitos de nós nunca o veremos. Não faz mal, é só o universo a brincar com a escala do tempo dos homens, relembrando a nossa curta viagem.

O preço do conformismo e da acomodação

(...) As concessões de estradas carecem de visto prévio do Tribunal de Contas, ou não podem ser adjudicadas. Com a crise financeira, os custos de financiamento dispararam. E o Tribunal de Contas começou a recusar esse visto porque, por causa do aumento das taxas de juro, a proposta final das concessões era mais cara do que a proposta inicial, o que violava o caderno de encargos. Criou-se um problema político. O impasse foi resolvido à portuguesa, uma espécie de desorçamentação. Os contratos voltaram aos preços iniciais e fizeram-se adendas para condições contingenciais, que não careciam de visto. Nem foram sequer vistas. Segundo o regulador das estradas, o InIR, Paulo Campos deu ordem para essa ocultação. O ex-governante nega. Mas já agora: aqui o Negócios, que teve mais desmentidos de Paulo Campos do que nenúfares há no Japão, noticiou na altura a existência desses anexos. O Tribunal de Contas podia ter pedido para vê-los. Pediu? Se não pediu, devia ter pedido. Se pediu, não recebeu. Recebemos nós a conta: mais 705 milhões de euros. (...)
Pedro Santos Guerreio in Negócios on line de 31 de Maio 2012, aqui.