Arcade Fire - Ready to Start

Heróis de papel

Nunca gostei do Tintin. Perante tantos seguidores e entusiastas deste herói elitista da DB, o meu desagrado assenta certamente num handicap pessoal; um defeito de entendimento, talvez uma limitação cultural. E os factos confirmam o "pecado". Ai está o filme realizado pelo mago Steven Spielberg, numa superprodução a 3D com estreia nacional marcada para hoje. Estou seguro que será um êxito de bilheteira. Um sucesso brutal. Ainda assim o Astérix será sempre maior.

Tentar outra vez o sonho

As pequenas e grandes invejas vão corroer as relações dos Homens. A caça às bruxas vai progredir e migrar a todos os níveis sociais. Aparecerão denúncias, queixas e injúrias. O tecido social rasgar-se-á. O ar será irrespirável; violento.
Não haverá bons e maus. No fim, só sobreviventes carregando uma culpa que não lhes é devida. Despojos de um sistema. Fim de uma Época.
A vida renascerá mais simples e cruel. Teremos regredido para começar outra vez. Tentar outra vez o sonho.

Euskadi Ta Askatasuna, ETA - Fim da violência armada

- post para memória futura!
Após quatro décadas daquilo que para muitos (incluindo os próprios) foi luta armada, e para outros puro terrorismo, a ETA comunicou o fim da sua actividade violenta. Independentemente do ponto de vista sobre a acção armada, a noticia é boa, em especial para o povo basco. Euskal Herria (País Basco) pode agora reorganizar-se politicamente e assumir na plenitude o estatuto autonómico consagrado na constituição espanhola de 1978.

É o triunfo da liberdade e da democracia, e num certo sentido o desaparecimento da última herança do franquismo, representada por uma organização nascida no combate à ditadura. Para trás ficaram 829 vítimas mortais, a grande maioria assassinada na Espanha democrática.

Lana Del Rey - Video Games


Lizzy Grant aka Lana Del Rey, anda a fazer furor com este tema. Embora com dotes vocais indiscutíveis (a fazer lembrar Stevie Nicks), acho-a um bocado "fabricada". Uma nova estrela da industria da música?


Lana Del Rey - Video Games

Orçamento do Estado para 2012 - Leap of faith


Ao ouvir as apresentações do Orçamento do Estado português para 2012, inicialmente pelo primeiro ministro e hoje pelo ministro das finanças, fico com a convicção que o documento constitui um acto de fé; leap of faith, para usar a expressão atribuída a Kierkegaard.

O paradoxo que envolve austeridade e crescimento é uma impossibilidade em termos matemáticos. Quer isto dizer que os modelos económicos não conseguem simular ou prever os efeitos da imposição da primeira sobre a evolução do segundo. Estamos portanto no campo da fé e da crença e não no domínio da política no seu sentido mais abrangente. Independentemente do posicionamento partidário, só acredita quem quer, ou quem pode.

Fotografia de Peter Leibing (1961)

Occupy Wall Street - Sean Penn

Sean Penn dá o seu apoio público ao movimento Occupy Wall Street: "I applaud the spirit of what's happening now on Wall Street. I hope that increased organization can come to it."

Diálogo

(...) Onde estamos?, perguntou.
O que disseste, papá?
Nada. Está tudo bem. Dorme.
Vai correr tudo bem, não vai, papá?
Vai, sim.
E não nos vai acontecer mal nenhum, pois não?
Claro que não.
Porque nós transportamos o fogo.
Sim, porque nós transportamos o fogo.

 Cormac McCarthy in The Road (2006)

Sintra Misty - Festival da Música e das Palavras

O festival de música independente vai decorrer de 13 a 23 de Outubro no Centro Cultural Olga Cadaval. Entre os nomes de cartaz destacam-se: Stuart A. Staples (Tindersticks), Mazgani, Dead Combo, John Grant, Sean Riley &amp, The Slowriders, The Legendary Tigerman e Jay-Jay Johanson.

Em paralelo decorre uma mostra de filmes relacionados com o mundo da música e dos seus protagonistas; as Misty Sessions. É destaque a estreia em Portugal do filme-concerto de Peter Gabriel, New Blood, infelizmente com entrada restrita a convite.

Aqui o cartaz oficial.



WU LYF - Dirt

Occupy Wall Street - Slavoj Zizek

O esloveno Slavoj Zizek apareceu ontem na Liberty Plaza e dircursou aos manifestantes. Destaco um excerto: "There is a danger. Don’t fall in love with yourselves. We have a nice time here. But remember: carnivals come cheap. What matters is the day after. When we will have to return to normal life. Will there be any changes then. I don’t want you to remember these days, you know, like - oh, we were young, it was beautiful. Remember that our basic message is: We are allowed to think about alternatives. The rule is broken. We do not live in the best possible world. But there is a long road ahead. There are truly difficult questions that confront us. We know what we do not want. But what do we want? What social organization can replace capitalism? What type of new leaders do we want?"

Aqui a prelecção completa do filósofo da "cultura popular" e os videos em jeito de "liturgia colectiva".

Neste artigo de opinião do NYT outro ponto de vista, menos filosófico, mas nem por isso menos politizado e porventura mais interessante. No osso.

Occupy Wall Street - Right Here All Over

Enquanto Michael Bloomberg, mayor de Nova Iorque, desvaloriza o movimento e afirma que a sua acção é nefasta, nomeadamente para a empregabilidade na área financeira, os protestos geram compreensão e simpatia popular, e ganham adeptos de peso.


by Brooklyn Filmmakers Collective

Things Tamed


by Katie Armstrong

Perry Blake - Broken Statue

Perry Blake vai estar no Auditório de Espinho a 10 de Novembro, pelas 21h30m, acompanhado por Glenn Garrett no baixo e guitarra acústica, e pelo irlandês Phil Ware no piano.

She is wearing a complexion
Like the inside of a church
That has never seen two lovers
Just before they lose their thirst
She likes nature in spite of
What nature did to her
And she loves enough to jaywalk
Enough to get hurt

And if she falls in the path of the midday traffic
I will sleep by the bed of a broken statue

Radio for help now
She`s gone missing again
Without a raincoat or a hairbrush
Without a witness or a trail
We like Nature in spite of
What Nature does to us
And we love to jaywalk
But not enough to get hurt

And if she walks in the path of the midday traffic
I will keep by the grave of a broken statue

If she walks in the path
Of the midday traffic
I will walk in the path
Of the midday traffic
And she falls in the path
Of the midday traffic
I will keep by the grave of a broken statue



Criatividade e divertimento - The Fun Theory

The Fun Theory baseia-se na ideia de que o comportamento humano pode ser melhorado pelo lado divertido. Na tentativa de comprovar este pressuposto a organização promoveu um concurso de ideias e invenções. À melhor proposta foi atribuído o prémio de €2500.

Embora um pouco naive e com transposições práticas certamente honorosas, não deixa de ser uma teoria muito interessante e estimulante, em alternativa aos métodos mais tradicionais de "persuasão" coerciva.
 
Na Universidade de Coimbra (FCTUC) um grupo de estudantes criou o projecto Creative Behaviour com vista à aplicação das novas tecnologias na resolução de problemas da nossa sociedade, a começar pelos ambientais.
 

Occupy Wall Street

O movimento começou pequeno, em Nova Iorque, mas rapidamente se propagou a outras grandes cidades dos EUA como Washington, Los Angeles, Chicago e Boston. Inicialmente fomentado por jovens do movimento Occupy Wall Street, a acção tem vindo a receber o apoio de sindicatos, associações de estudantes e outros grupos profissionais. O protesto centra-se no funcionamento do sistema financeiro e económico, com enfoque especial na banca e na bolsa, actividades responsabilizadas pela actual degradação das condições de vida e do desemprego. Mais informação acerca da organização pode ser consultada aqui.

Um dos inspiradores do manifesto é Chris Hedges, galardoado com um prémio Pulitzer e com um Global Award da Amnistia Internacional para Jornalismo; autor do livro The Death of Liberal Class. Figuras conhecidas como Mark Ruffalo e Jeff Mangum (lembram-se de Neutral Milk Hotel), e os tradicionais Tim Robbins, Susan Sarandon e Michael Moore, juntaram-se ao protesto.

Em tempos de crise a coisa pode "pegar" e alastrar-se num movimento mais global. A merecer a melhor atenção.


James Blake - Limit To Your Love

Doclisboa 2011

Em Lisboa via decorrer o IX Festival Internacional de Cinema. Terá Lugar entre 20 e 30 de Outubro na Culturgest, Cinema São Jorge, Cinema Londres e na Cinemateca de Lisboa.

"A abrir e a fechar o festival serão apresentadas as novas obras de autores a quem o Doclisboa já dedicou retrospectivas. Crazy Horse, de Frederick Wiseman será a sessão de abertura do doclisboa 2011. O realizador estará na Sessão de Abertura.

Fecharemos os onze dias do festival em grande com o belíssimo Photographic Memory, de Ross McElwee, que também estará na sessão de encerramento.

George Harrison: Living in the Material World (Pt1), de Martin Scorsese, um dos filmes mais aguardados, dará início à programação Heart Beat no Cinema São Jorge. A programação desta secção termina ao som de Monterey Pop, em homenagem a Richard Leacock (que faleceu este ano), um dos directores de fotografia do filme de D.A. Pennebaker. Um clássico do cinema documental sobre o primeiro grande festival de música de sempre, com as participações de Otis Redding, Jimi Hendrix, Janis Joplin, entre muitos outros."

Fica o trailer do documentário de Frederick Wiseman sobre o famoso cabaret Crazy Horse, icone do noite parisiense e do nude show chic.



O programa (PDF) pode ser visto aqui.

Festa do Cinema Francês

"A Festa do Cinema francês convida a uma verdadeira viagem ao centro da Sétima Arte, voltando a apresentar este ano o melhor da criação cinematográfica francesa. De 6 de Outubro a 8 de Novembro, as cidades de Lisboa, Almada, Porto, Guimarães, Faro e, por fim, Coimbra, acolherão sucessivamente a Festa do Cinema Francês. Após o sucesso registado no ano passado (cerca de 33.500 espectadores), o festival continuará a sua trajectória e apresentará, nas dez salas de cinema parceiras, mais de 140 sessões pelo país fora.

Nesta 12ª edição da Festa do Cinema Francês, o público de Lisboa é chamado de novo a contribuir com o seu voto. Os onze filmes a concurso fazem parte da secção Antestreias e estão assinalados com um selo “Competição Prémio do Público” no catálogo nacional. Os espectadores terão a oportunidade de escolher um vencedor e atribuir, ao filme premiado, um apoio no valor de 2.500 euros."

O catálogo nacional da Festa (PDF) pode ser visto aqui.

Goodbye, Mr. Jobs


ModaLisboa | Transfusion

Além da Moda vai haver Cinema e Fotografia. A 5ª edição da Workstation organizada pela CANON inaugura quinta-feira, 6 Outubro, e permanece em exibição até 9 de Outubro, das 14h às 21h. Decorrerá simultaneamente no Terreiro do Paço - Pátio da Galé e nos Paços do Concelho - Praça do Município. A entrada é livre.
O Nimas in Fashion propõem um conjunto de filmes cuja diversidade pretende ilustrar a relação entre a Moda e o Cinema. Decorre entre 7 e 9 de Outubro no Espaço Nimas - Avenida 5 de Outubro 42B. O restos são desfiles.




A ModaLisboa – LisboaFashionWeek tem uma nova aplicação para IPhone e IPad, que está disponível para download gratuito na Apple app store.

Nokia Shorts 2011 Winner

O concurso de curtas metragens lançado pela Nokia numa iniciativa conjunta com o Vimeo, foi ganho pelo filme Splitscreen: A Love Story. A curta fez parte do cartaz do Festival Internacional de Cinema de Edimburgo, que teve lugar em Junho.


Beach House - Norway

Ficheiro formato WWF, save a tree

A organização World Wildlife Fund desenvolveu um formato de ficheiro para arquivo de documentos, do tipo PDF, mas que não pode ser impresso. Foi batizado pelo acrónimo WWF, e pretende ser um formato "amigo do ambiente". A campanha publicitária tem o lema save as WWF, save a tree e é resumida assim:

Every day, entire forests are cut down to make paper. Paper that’s senselessly used to print out documents all over the world: websites, emails, even entire reports instead of those few pages that are really needed and read. This happens in spite of the fact that it's easy to avoid printing by saving the document as a PDF. But even PDFs can sometimes also be printed out. So to stop unnecessary printing and encourage a new awareness about the use of paper, we’ve developed a new, green file format: WWF. A format that can’t be printed out. A simple idea that saves trees. Join in. Decide for yourself which of your documents don’t need printing - and save them as WWF.

Apesar do formato ter sido lançado em Dezembro de 2010, não parece ter conquistado, até à data, muitos utilizadores. Para isso poderá ter contribuído o lançamento exclusivo para MAC. É pena!

O benchmarking de Portugal

Nestes dias da crise acentuam-se as comparações e as "espreitadelas" ao que os nossos parceiros da UE fazem, e em especial ao que fazem melhor. Durante alguns anos comparámo-nos com a Espanha e pouco mais, mas hoje, com o mercado globalizado, estendemos a nossa atenção a outros: Grécia, Irlanda, Bélgica, Eslovénia, Hungria, República Checa, Eslováquia, Estónia, Letónia, Lituânia, Malta, Chipre, etc.

Procuramos assimilar as "melhores práticas" através das "mudanças organizacionais" com vista à "melhoria dos resultados". No fundo tentamos aprender com os que fazem bem, aquilo que também produzimos, mas com menor eficácia. Estamos no chamado "processo de aprendizagem".

Para nos mantermos em perspectiva com os outros sugiro este sítio, onde podem experimentar várias comparações. Neste aqui é mais a sério.
Tirem cinco minutos e surpreendam-se!

Kangaroo original

Apesar das covers de This Mortal Coil, Jeff Buckley, Beck e Bat for Lashes; continuo a achar a interpretação original de Alex Chilton (Big Star) a melhor. Há nela algo de psicadélico e de indie ao mesmo tempo, que parece resultar do uso da guitarra de 12 cortas e de uma percussão em estilo jazz. Morreu em New Orleans em Março de 2010. No leitor (flash - aguardar o download) a versão dos Big Star.

Kanga Roo (Lyrics)

I first saw you
You had on blue jeans

Your eyes couldn't
hide anything
I saw you breathing, oh
I saw you staring
out in space
I next saw you
You was at the party
Thought you was a queen
Oh so flirty
I came against
Didn't say excuse
Knew what I was doing
We looked very fine
'Cause we were leaving
Like Saint Joan
Doing a cool jerk
Oh, I want you
Like a kanga roo

Alex Chilton (Big Star)